terça-feira, 6 de setembro de 2011

Movimento em Defesa pela Educação Bilingue para Surdos!!!

   Texto referente ao vídeo:

MORYSE

Oi, tudo bem?
Meu sinal é.....
Meu nome é Moryse
A FENEIS-SP tem o orgulho de convidá-lo para participar do Seminário na Assembléia Legislativa, onde ficam os Deputados Estaduais. Lá estaremos entregando o documento Plano Nacional Educacional

PRISCILLA
Meu sinal é......
Meu nome é Priscilla
Sou líder do movimento de surdos de SP, junto com o (sinal) Alexandre Melendez. Nós queremos mobilizar toda a cidade de SP, todos, surdos e ouvintes unidos pois é o momento de acreditarmos no futuro da Educação de Surdos.
O que isso significa? A Educaçao de surdos precisa de mudança, uma  educação bilíngüe  para as crianças surdas.
Por que este movimento?

Voltemos um pouco no tempo para entender a historia ate hoje: em maio surdos representantes de todo o Brasil estiveram em Brasília (CONAE-PNE) para lutar para que respeitassem nossas propostas anuladas na CONAE e solicitamos a inclusão das mesmas no PNE e que a educação de surdo se mantivesse nas escolas de surdos e apontando os problemas da inclusão.

Entregaram um documento (com todas as reivindicações da comunidade surda)  mas demoraram para dar o retorno  e quando deram o retorno, veio diferente, o PNE foi alterado e não contemplava nossas propostas.

Assim, um grupo de surdos e ouvintes, lingüistas da FENEIS nacional, elaboraram um documento e o encaminharam  para todos os estados e também combinaram  que entregaríamos em setembro. Cada estado irá entregar o mesmo documento na sua respectiva Assembleia Legislativa    (local onde atuam os deputados estaduais).

A Assembleia Legislativa  aqui em SP fica no Ibirapuera. Não será uma simples entrega do documento, faremos um Seminário com palestras e DVD para apresentar nossa historia  de forma clara para que os deputados apoiem nossas propostas.

Aqui em SP, fazendo essa troca com os deputados, podemos conseguir o apoio deles. Tendo eles  do nosso lado,  poderão encaminhar o documento para os deputados Federais e então teremos que fazer outro movimento em Brasília (para conseguir o apoio dos deputados federais) e conseguirmos aprovação do nosso documento. Por isso temos que dedicar muita atenção a isso aqui em SP.

Quando, que horas e como faremos?
Dia 12/09, 2ª feira das 14h às 17h para participar do Seminário dando seu apoio. Como mostrar o apoio: use uma camiseta preta para mostrar que não estamos satisfeitos com o que foi aprovado no PNE, assim queremos mostrar nossa tristeza e, ao mesmo tempo, pressioná-los  marcando que hoje, o dia 12, como o dia de luto pela educação de surdos

Assim nós estaremos de preto e se vc tem uma camiseta preta em casa, aproveita veste e venha nos apoiar.

Também se você quiser, leve uma vela porque depois de terminado o seminário, nós surdos, apagaremos a luz  por 1 minuto e as velas serão acessas em sinal de  que precisamos de luz na educação de surdos pq estamos na escuridão e num caminho de  futuro incerto na educação de surdos, uma grande interrogação.

Por isso nos vamos mostrar a vela = luz para educação de surdos, ok? Vem nos apoiar. Tchau

PAULO
Eu sou Paulo Vieira, meu sinal é .....,
Sou presidente da Associação de Surdos de SP.
Vamos ter o Seminário sobre o PNE no dia 12/09, eu com certeza estarei lá apoiando a FENEIS na entrega do documento para os deputados estaduais, e isso é muito importante. Importante por que? para as crianças surdas tenham escola de surdos no futuro.
Venha, por favor, participem para que possamos lotar a plenária e assim os deputados reconheçam nossos direitos..



Um comentário:

  1. Legal, agora site www.setembroazul.com.br vamos divugar todo brasil.


    Lembrar www.setembroazul.com.br , email adm@setembroazul.com.br adocionar pra parceria todo Brasil

    ResponderExcluir